Pedido com Antifraude

Crie um pedido com Antifraude

Ao iniciar o processo de criação de um Pedido de Pagamento, você tem a oportunidade de aproveitar os recursos avançados de antifraude disponíveis em nossa API.

📘

Informação sobre o antifraude

Por uma questão de segurança para o seu negócio e para a Zapay, é importante destacar que o antifraude é automaticamente habilitado por padrão em sua conta.

Aquivocê encontra informações importantes sobre antifraude, como ele te ajudará e casos de uso para te aproximar dos cenários que podem ocorrer com seu cliente.

Motivação para uso do Antifraude

Esta funcionalidade desempenha um papel importante no fluxo de criação de transações, atuando para evitar compras ilegítimas e protegendo sua plataforma contra perdas financeiras decorrentes de estornos. A análise minuciosa realizada pelo antifraude promove uma camada adicional de segurança, prevenindo atividades suspeitas ou fraudulentas nas transações.

🚧

Sobre desativação do antifraude

Caso seja necessário desativar essa funcionalidade, recomendamos que entre em contato com nossa equipe através do e-mail [email protected]. Isso permitirá uma análise aprofundada dos potenciais riscos para o seu negócio, além de possibilitar a definição de uma solução que atenda de maneira segura e eficiente às suas necessidades específicas.

❗️

Informação sobre desativação do antifraude

Caso seja necessário desativar essa funcionalidade, recomendamos que entre em contato com nossa equipe através do e-mail [email protected]. Isso permitirá uma análise aprofundada dos potenciais riscos para o seu negócio, além de possibilitar a definição de uma solução que atenda de maneira segura e eficiente às suas necessidades específicas.

Forneça os campos necessários

É importante disponibilizar informações pertinentes ao antifraude, ativando o recurso no sistema Zapay através do campo antifraud_enabled, definido como true. Você pode incluir detalhes adicionais, como o session_id para identificar a sessão de checkout do cliente, o endereço IP por meio do campo ip_address e informações sobre o dispositivo utilizado através do objeto device, que é um campo de metadado.

🚧

Dados obrigatórios do cliente

Para que o pedido seja analisado pelo antifraude, é necessário o envio das seguintes informações do cliente: customer.name, customer.email, customer.phone, customer.document, order.items, customer.address (ou payment.credit_card.card.billing_address).

Descubra aqui todos os campos essenciais necessários para a criação de um pedido com antifraude.

❗️

Proteja as informações do cartão do cliente

Evite enviar dados abertos do cartão do comprador. Para processar dados de cartão em seu servidor, é necessário estar em conformidade com o PCI. Recomendamos enfaticamente o uso do card_id ou card_token em suas requisições, eliminando a necessidade de trafegar informações sensíveis do cartão em seu servidor.

Comportamento do pedido

Se o Pedido de Pagamento foi criado com utilização dos recursos antifraude disponíveis em nossa API, serão automaticamente acionados webhooksrelacionados aos resultados da análise de fraude. Esses webhooksfornecerão informações sobre aprovações, recusas e a necessidade de análises manuais.

EventoDescrição
order.antifraud_approvedOcorre quando um pedido no antifraude é aprovado.
order.antifraud_reprovedOcorre quando um pedido no antifraude é reprovado.
order.antifraud_manualOcorre quando um pedido no antifraude é marcado para análise manual.

❗️

Sobre análise manual do pedido

Quando um pedido é submetido à análise manual no processo antifraude, um especialista de risco da Zapay conduz uma avaliação detalhada. Esse analista realiza a comparação de diversas informações, consultando manualmente API’s e bancos de dados contendo informações do cliente, e pode também confirmar a transação após analise.

O tempo de análise pode-se estender em até 48 horas, essa abordagem manual assegura uma precisão superior, contando com a validação humana. A recomendação é especialmente em situações de falso positivo, quando a análise automática rejeita uma transação legítima.

Verifique detalhadamente o pedido com antifraude por meio de nossa API Reference!